quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Mensagem de Final de Ano



“Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.” (Lucas 1:30-31, NVI).
Essa foi a promessa.

“Hoje, na cidade de Davi, . . . nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:11, NVI).
Esse foi o seu cumprimento.

Foi dessa forma que o primeiro Natal tornou-se o cumprimento de uma promessa.
Você já parou para pensar como nossa vida é afetada pela celebração do primeiro advento de Jesus a pouco mais de 2.000 anos atrás? Tudo depende de nossa perspectiva. Será que temos a compreensão adequada do que aconteceu naquela fria e solitária noite? Ou será que vivemos como a grande maioria das pessoas que estão ao nosso redor? Será que vivemos a promessa ou a distração?

A distração é centrada na onda consumista que nos atinge durante esse período do ano. Afinal, quem inventou essa história de presentes? Muitos dizem que a culpa é dos Reis Magos que vieram do oriente para presentear Jesus com ouro, incenso e mirra (Mateus 2:11). Mas sem dúvida alguma eles não colocaram o custo no MasterCard ou no VISA, que fazem muitos sentir o gostinho do Natal até meados do ano seguinte. E nossa Ceia de Natal? Será que ela também pode ser uma distração? Se a única preocupação é realmente a comida, com certeza.

Será que temos nossa mente focada somente na distração? Existe, no entanto, uma segunda opção: a promessa.

Alguns podem até pensar que não possuem nenhuma promessa para viver. Imaginam que esse tipo de coisa é somente para pessoas especiais, escolhidas por Deus. No entanto, viver a promessa é uma oportunidade dada por Deus a todos, independentemente de sua classe social, educação, ou tamanho da conta bancária. A noite de Natal provou isso.

Os magos do Oriente eram homens de nobre nascimento, ricos e sábios. Eram homens que tinham o preparo necessário e a disposição espiritual para entender a importância daquele momento único. Mas apesar de não fazer parte do grupo de religiosos e líderes espirituais do povo judeu, foram eles que trouxeram o alerta sobre o nascimento do Messias. Eles viviam a promessa.

Maria era uma moça simples e humilde que estava comprometida em um casamento arranjado com um carpinteiro de um pequeno vilarejo. Pela perspectiva humana, quem era essa mocinha? Ninguém. Do ponto de vista do mundo, qual era sua chance de um futuro promissor? Nenhuma. Longe dos holofotes do mundo, mas perto do coração de Deus. Era assim que essa simples jovem vivia a promessa.

Ao anunciar o nascimento de Jesus, a quem foi a notícia dada em primeira mão? Não foram os governantes e políticos judeus os primeiros a receber a notícia. Também não foram os da elite econômica ou intelectual. Nem tampouco os religiosos e líderes espirituais de Israel. Ao anunciar o nascimento de Seu Filho, Deus escolheu em primeiro lugar, um bando de pastores de ovelhas. Homens que cheiravam ovelha e capim e trabalhavam no plantão da madrugada. Homens simples e normais que conversavam entre si acerca do prometido Salvador, e oravam pela vinda do tão aguardado Messias. Era assim que eles viviam a promessa.

Percebem? Pessoas simples e normais. Pessoas que criam na promessa. Seres humanos como você e eu que aprenderam a depender da promessa e estavam dispostas a viver por ela. Assim viviam porque possuíam a perspectiva adequada. Assim eram porque entendiam que Deus está sempre bem perto de nós.

Mas afinal, onde Deus se manifesta? Aí mesmo onde você está nesse momento. Não apenas em lugares especiais, como a igreja, mas também nos lugares rotineiros de nossa vida diária, como o seu escritório, no posto de gasolina, na escola, no supermercado, no banco, no shopping-center...

Tudo depende da sua perspectiva de vida. Ou você vive a distração, ou a promessa. Nunca as duas ao mesmo tempo. Tendo o foco correto em sua vida permitirá a você ver o mundo através da perspectiva adequada. E essa atitude faz toda a diferença em sua vida. Deus deseja estar constantemente ao seu lado. Deus quer que você viva Suas promessas. Aí mesmo onde você está. Bem aí entre os problemas que você tem tentado solucionar sem sucesso. No casamento que você pensa que está morto há muito tempo. Na empresa que você sente que não vai a lugar algum. Bem aí na angústia de não ter mais os filhos onde você desejaria vê-los. Na dor e tristeza de lutar contra o pecado que você não consegue vencer.

Bem próximo a você está não somente a promessa, mas principalmente Aquele que a fez:
“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.” (João 14:1, NVI).

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” (Mateus 11:28, NVI).

“Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.” (João 14:2-3, NVI).

“Vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor.” (Lucas 2:11, aRA).

Querido amigo, prezada amiga: não permita que mais um Natal passe onde o foco de sua vida seja apenas na distração. Mantenha seu olhar e seu coração na promessa. Na promessa que se cumpriu na noite de Natal e que nos dá a perspectiva adequada da promessa do breve retorno de Cristo a esse mundo. E se você tem ainda qualquer dúvida, lembre-se de que entre o primeiro e o segundo advento de Jesus, foi necessário que Ele entregasse sua vida por nós para que entendêssemos o verdadeiro e real significado de Sua promessa.

Não se iluda com a distração. Viva a promessa.

Ao findar 2009, é meu sincero desejo que você e sua família tenham um Natal e um Ano Novo repleto das mais ricas bênçãos de Deus. E que juntos em 2010 possamos constantemente viver “Uma Experiência Real com Deus.”

Kleber O. Gonçalves
Pastor – IASD Nova Semente
www.novasemente.org

terça-feira, 1 de dezembro de 2009